“O desafio vai além da conscientização, é um problema social”, salienta diretor-presidente da Ecofar sobre lixos retirados por catadores nos contêineres

Em 17/10/2024
por Luís Carlos Müller

Casos ocorrem diariamente na área central de Farroupilha

O diretor-presidente da Ecofar, Evandro Breda, expressou preocupação com a situação dos catadores de materiais recicláveis ​​na área central de Farroupilha. “Não é só um problema de conscientização, mas também um problema social”, salientou, destacando a complexidade da questão.

Breda lamentou os atos de vandalismo nos recipientes, que prejudicam a coleta e a reciclagem adequada. Ele observa que, embora muitos catadores trabalhem de forma responsável e sustentem suas famílias com a venda desses materiais, há casos em que os resíduos são usados ​​para financiar atividades ilícitas, como o uso drogas.

A situação é alarmante e requer atenção. O diretor recomenda que os cidadãos que presenciam comportamentos desordeiros por parte de catadores registrem a ocorrência por meio de fotos ou vídeos e encaminhem à Secretaria de Meio Ambiente, para a providências cabíveis.

EVANDRO BREDA