Sugestão do prefeito tem como foco uma pasta dedicada a eventos, reforçando importância do turismo no município
Em entrevista no programa Fim de Expediente desta quarta-feira, 20, o prefeito Fabiano Feltrin destacou uma sugestão sua ao prefeito eleito Jonas Tomazini: a criação de uma secretaria dedicada ao Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude. De acordo com Feltrin, a ideia tem como foco uma pasta dedicada inteiramente aos eventos do município. “A partir de agora Farroupilha se tornou um destino turístico, agora tem que profissionalizar. Não é mais brincadeira. Se você ter uma Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte, Lazer e Juventude, você vai centralizar todos os eventos nessa secretaria”, destaca.
Feltrin também pontua que a proposta desafogaria as funções da secretaria da Educação, que hoje tem integrada Cultura, Esporte e Juventude. No atual governo, Turismo está integrado com Desenvolvimento Econômico. Na sugestão de Feltrin, o desmembramento dessa secretaria também traria benefícios. “Desenvolvimento Econômico ficaria uma secretaria só. É a secretaria mais importante para as receitas do município. A Regina [Ducati, atual secretária] se dividir em todos os eventos e mais atender a classe empresarial, é humanamente impossível”, afirma.
O prefeito é contrário a separação da secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente, uma reivindicação de profissionais ligados às duas áreas. Para Feltrin, as duas funções aglutinadas em uma pasta ajuda no processo de desburocratização. Ele ainda ressalta que suas sugestões não vão criar mais cargos de comissão. “É para organizar, é uma questão de planejamento. Essa é minha sugestão para o Jonas e, logicamente, ele vai avaliar nos próximos dias”, complementa.