Eduardo Leite convida Papa Francisco para visitar Rio Grande do Sul em 2026

Em 17/04/2024
por Gustavo Colferai

Comitiva participou de eventos na Itália e segue para a Alemanha

O governador Eduardo Leite convidou o Papa Francisco para visitar o Rio Grande do Sul em 2026, como parte das comemorações dos 400 anos da chegada das missões jesuíticas ao Estado. Francisco é o primeiro sumo pontífice jesuíta. O convite foi feito na manhã desta quarta-feira, 17, no Vaticano, durante audiência geral.

Na conversa com o Papa, Leite presenteou Francisco com uma escultura das ruínas de São Miguel das Missões, além de camisas do Grêmio, Internacional e Brasil de Pelotas. “Foi uma conversa muito gentil, muito amável, do Papa conosco. Ele agradeceu pelos presentes e pelo convite e também lembrou que ele já esteve muitas vezes na cidade de Pelotas, onde um tio dele morou”, relatou o governador.

A missão internacional

O objetivo da missão é aprofundar potencialidades de negócios no Rio Grande do Sul e estreitar as relações com Itália e Alemanha. Em 2025, será celebrado o aniversário de 150 anos da imigração italiana no Estado. Em 2024, ocorre a comemoração do bicentenário da imigração alemã. A comitiva do governo percorrerá duas cidades na Itália e quatro na Alemanha para reuniões de negócios e encontros institucionais.

Integram a comitiva secretários do governo e os deputados estaduais Guilherme Pasin, Cláudio Branchieri, Adolfo Brito (presidente da Assembleia Legislativa), Frederico Antunes, Nadine Anflor, Carlos Búrigo, Silvana Covatti e Aloísio Classmann. Pasin participou do programa Panorama desta quarta, onde comentou sobre a visita da comitiva ao papa, realizou um balanço sobre a agenda na Itália e a partida para a Alemanha. Confira a entrevista no áudio abaixo: