Comunidade Luterana celebra 102 anos da construção de igreja em Farroupilha

Em 19/05/2024
por Gustavo Colferai

Celebração foi realizada neste sábado

A comunidade Luterana de Farroupilha celebrou neste sábado, 18, os 102 anos da construção da igreja no centro da cidade, entre as ruas Pinheiro Machado e 13 de Maio. O prefeito Fabiano Feltrin e a primeira dama Ariane dos Santos Feltrin prestigiaram a celebração.

Créditos: Fabiano Feltrin

A Igreja

A igreja tem como nome Templo Martim Lutero, em honra a uma das figuras centrais da Reforma Protestante. Conforme o Portal Luteranos, é um dos centros religiosos mais antigos da cidade, que ajuda a explicar um pouco da história do município de Farroupilha. Ela sempre foi um espaço de culto, de honra e louvor a Deus, mas também um lugar de encontro entre os imigrantes alemães luteranos que ali chegaram. Apesar dos 102 anos de inauguração oficial, a presença luterana em Farroupilha vem de antes de 1922, conforme o portal.

Pessoas mais antigas da comunidade relatam que entre 1912 e 1916 já aconteciam momentos de meditação, cantos e orações na casa do João Carlos Frederico Fetter e Elizabeth Noll e, após esse período, começaram a acontecer cultos de três em três semanas, na casa do Guilherme Engers, ministrados pelo então pastor Curt Haupt. E foi neste tempo, entre 1917 e 1921, que surgiu a ideia e a vontade de se construir uma igreja e fundar uma comunidade luterana em Farroupilha. A igreja foi edificada através de recursos angariados pelo pastor Haupt, por Carlos Fetter, Alberto Augusto Matte e Guilherme Engers.