Professores universitários são mortos em assalto a hotel no norte do RS

Em 26/07/2024
por Gustavo Colferai

Professores viajavam com alunos e chegaram no hotel durante o assalto

Dois hóspedes de um hotel foram mortos a tiros durante um assalto, na madrugada desta quinta-feira, 25, em Mato Castelhano, na região norte do Rio Grande do Sul. As vítimas foram identificadas como Fabiano de Oliveira Fortes, de 46 anos, e Felipe Turchetto, 35, professores da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Conforme a instituição, eles estavam em viagem, junto de alunos, para a Floresta Nacional de Passo Fundo.

Conforme a Brigada Militar, a suspeita é de que o crime tenha sido planejado com antecedência. Os assaltantes se hospedaram na noite anterior e, às 3h, anunciaram o assalto. Os funcionários foram rendidos e a proprietária foi obrigada a fazer transferências via Pix.

As vítimas teriam chegado mais tarde ao hotel, no final da madrugada. Cerca de 15 alunos estavam com os professores. A Brigada diz que o grupo foi rendido e obrigado a se agachar junto ao chão. Quando parte das pessoas era amarrada, Turchetto e Fortes teriam se levantado, momento em que foram baleados. Os criminosos fugiram de carro e são procurados pela polícia.

Felipe Turchetto possuía graduação, mestrado e doutorado em Engenharia Florestal. Atualmente era professor adjunto no Departamento de Ciências Florestais. Somava experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Manejo de Florestas Nativas, Silvicultura e Estatística Experimental.

Fabiano de Oliveira Fortes possuía graduação e doutorado em Engenharia Florestal e, atualmente, era professor Associado I da instituição. Tinha experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Processos e Métodos de Mensuração Florestal e Experimentação Florestal.