Há um ano, Ponte de Ferro era arrastada pelo Rio das Antas em enchente histórica

Em 05/09/2024
por Gustavo Colferai

Chuvas de setembro deixaram 54 mortos no Rio Grande do Sul

Esta quarta-feira, 4, marca um ano de chuvas históricas que atingiram o Rio Grande do Sul. Naquela segunda-feira, 4 de setembro de 2023, as chuvas causadas por um ciclone extratropical iniciaram um rastro de destruição no Estado, que resultou na morte de 54 pessoas. O Vale do Taquari foi a região mais afetada, devastando municípios como Muçum e Roca Sales.

Na Serra Gaúcha, a força da água arrastou a Ponte de Ferro, que ligava Farroupilha a Nova Roma do Sul, no Rio das Antas. No fim de tarde daquela segunda-feira, metade da estrutura foi levada pela correnteza, em momento registrado por diversas pessoas. Horas depois, durante a noite, a outra parte também foi levada.

A tragédia de setembro desencadeou uma penosa saga para Nova Roma do Sul, que depende da estrada para sua economia e para que a população acesse serviços de saúde e educação em Farroupilha e Caxias do Sul.

Com a demora e burocracia do governo estadual em achar uma solução – até mesmo o Exército se negou a construir uma ponte provisória –, foi a força da comunidade, com ajuda da região, que fez levantar uma nova estrutura em tempo recorde. Somente com doação da população e elaborada por uma associação, a ponte Nossa Senhora de Caravaggio foi entregue em janeiro de 2024 e representou um marco do altruísmo e do interesse coletivo por uma causa.

Relembre: