Religiosa dirige o Instituto para as Migrações e os Direitos Humanos no Brasil
A Irmã Scalabriniana Rosita Milesi, 79 anos, foi anunciada nesta quarta-feira, 9, como a laureada global do Prêmio Nansen 2024, concedido pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). Irmã Rosita é a segunda brasileira a receber a distinção, após Dom Paulo Evaristo Arns, que foi laureado em 1985. Conforme o portal RFI, a religiosa é bisneta de italianos e nasceu em uma família humilde de Farroupilha.
Irmã Rosita ajudou milhares de pessoas a obter documentos administrativos, abrigo ou acesso ao mercado de trabalho no Brasil durante mais de 40 anos, destacou o Acnur ao anunciar o nome da laureada. “Decidi me dedicar aos migrantes e refugiados. Sou inspirada pela necessidade crescente de ajudar, acolher e integrar os refugiados”, declarou a religiosa em comunicado.
A religiosa dirige o Instituto para as Migrações e os Direitos Humanos, agência humanitária que criou em Brasília em 1999. A instituição se dedica ao atendimento jurídico e social, ao acolhimento humanitário e à integração social e ao mercado de trabalho de migrantes, requerentes de asilo, refugiados e apátridas. O foco principal são as pessoas em situação de maior vulnerabilidade.
O ano em que fundou o IMDH correspondeu à chegada ao Brasil de um grande fluxo de refugiados vindos de Angola, fugindo da guerra civil que durou até 2002. De 1990 até 2002 calcula-se que 2.300 angolanos tenham pedido refúgio no Estado brasileiro, de acordo com a Cáritas Arquidiocesana do Rio de Janeiro.
O trabalho de Irmã Rosita teve e continua a ter um impacto significativo no cenário jurídico brasileiro, incluindo na formulação da Lei de Refugiados de 1997, que ampliou os direitos das pessoas refugiadas em consonância com a Declaração de Cartagena de 1984 e assegurou que a lei contemple mais ações para proteger e incluir pessoas forçadas a fugir, em conformidade com os padrões internacionais.
A premiação será entregue em uma cerimônia que acontecerá em Genebra, na Suíça, no dia 14 de outubro.