Plano prevê reforma ou reconstrução de residências destruídas ou interditadas
A Prefeitura de Farroupilha, através da Comissão de Reestabelecimento e Reconstrução, criada para avaliar os estragos e captar recursos para áreas atingidas pelas fortes enchentes do mês de maio na Serra Gaúcha, informa que a Defesa Civil Nacional aprovou, nesta semana, o Plano Municipal referente as casas que foram destruídas ou interditadas tanto na área urbana quanto na rural do município.
Ao longo dos últimos meses, as equipes do Poder Público estiveram nas casas atingidas realizando vistorias, avaliações e laudos que foram assinados por engenheiros e geólogos da Administração, bem como pela Defesa Civil Municipal. Os documentos foram encaminhados para o órgão nacional, relatando a situação das casas atingidas.
Com isso, foram aprovadas 22 avaliações que serão encaminhadas agora para a Secretaria Nacional da Habitação. O próximo passo é uma análise, por parte desta Secretaria, destas famílias, como renda, conferência de dados e quantidade de imóveis em nome das vítimas.
Passada essa etapa, serão ofertados aos aprovados, valores para reforma, reconstrução ou aquisição de novos imóveis em virtude dos estragos. A Comissão segue em contato constante com os órgãos federais acompanhando o andamento dos processos.