Dom Jaime agora faz parte do clero de Roma, considerado um ministro de estado da Santa Sé
O papa Francisco nomeou, na tarde deste sábado, 7, no Vaticano, 21 novos cardeais, entre os quais o brasileiro dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre. Um grupo de peregrinos acompanhou a celebração na Basílica de São Pedro, presencialmente. A família de dom Jaime, além de presbíteros e fieis se mobilizaram para estar participando.
Dom Jaime agora faz parte do clero de Roma, considerado um ministro de estado, representando, ainda mais oficialmente, da Santa Sé. O novo cardeal se torna conselheiro do papa, juntamente com todo colégio cardinalício. Em um futuro conclave, ele pode eleger e também ser eleito um novo papa.
Natural de Gaspar, em Santa Catarina, dom Jaime Spengler tem 64 anos e é franciscano. Antes de aderir ao sacerdócio, dom Jaime trabalhou por cinco anos na indústria têxtil, ocupando cargos de responsabilidade. Além de arcebispo de Porto Alegre, também é presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam).
Com atenção constante pela ecologia e a crise climática, dom Jaime é o segundo arcebispo da capital gaúcha a ser indicado ao cardinalato. O primeiro foi dom Vicente Scherer, que morreu em 1996, aos 93 anos.