Relembre a última entrevista de Gildinho na Rádio Spaço FM

Em 12/01/2025
por Gabriel Marchetto

Fundador e líder do grupo Os Monarcas faleceu neste sábado, vítima de um câncer na tireoide

O fundador e líder do grupo Os Monarcas, Nésio Alves Corrêa, mais conhecido como Gildinho, morreu neste sábado, 11, aos 82 anos, uma semana antes de completar 83, em decorrência de um câncer na tireoide. No dia 20 de novembro, ele foi internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, apresentando sangramentos e dores ósseas. Durante a internação, os médicos descobriram um tumor na próstata.

Sob sua liderança, Os Monarcas gravaram 51 discos, sendo premiados com dez discos de ouro e reconhecidos nacionalmente com o extinto Prêmio Sharp e, quatro vezes, com o Prêmio Açorianos. Gildinho ainda foi homenageado com o Troféu Guri e a Medalha do Mérito Farroupilha, da Assembleia Legislativa. Mais do que um músico, Nésio Alves Corrêa foi uma referência para o tradicionalismo gaúcho. Um ícone de humildade e talento, que ajudou a construir a cultura do estado. Seu legado viverá para sempre na memória de todos que foram tocados por sua arte.

Em sua última entrevista à Rádio Spaço FM, o artista destacou sua trajetória e salientou que nunca existiu concorrência entre os gêneros fandangueiro e nativista. Ele também ressaltou a importância dos jovens no futuro da música gaúcha. Neste domingo, o programa Farroupilha Grande do Sul irá enaltecer sua história, com canções que continuam a marcar gerações.

Ouça Gildinho