Apagão massivo atinge Portugal, Espanha e outros países da Europa

Em 28/04/2025
por Gabriel Marchetto

Empresas ativaram planos de reposição do fornecimento de energia elétrica

Um apagão de energia elétrica atingiu grande parte de Portugal e da Espanha nesta segunda-feira, 28. Devido à falta de luz, que começou por volta das 12h no horário local (7h em Brasília), vários serviços foram interrompidos. Aeroportos e estações de trem foram afetados, causando transtornos aos usuários. Várias companhias aéreas relataram problemas nos aeroportos de Barajas, em Madri, e El Prat, em Barcelona. Também houve restrições no tráfego de aeronaves no aeroporto de Lisboa.

Estações de metrô da capital espanhola foram fechadas, e o trânsito no Centro de Madri ficou caótico por causa dos engarrafamentos causados pelo desligamento de semáforos. Em Portugal, semáforos ficaram inoperantes em todo o país. O metrô foi fechado em Lisboa e no Porto. A distribuidora portuguesa E-Redes afirmou que a interrupção se deve a “um problema com o sistema elétrico europeu” e que foi obrigada a cortar o fornecimento de energia em áreas específicas para estabilizar a rede.

Algumas regiões da França e da Alemanha também ficaram sem energia.

Causa do apagão

A empresa portuguesa REN (Redes Energéticas Nacionais) declarou que o apagão foi resultado de uma falha na rede espanhola, relacionada a um fenômeno atmosférico raro conhecido como “vibração atmosférica induzida”. “Devido às variações extremas de temperatura no interior da Espanha, houve oscilações anômalas nas linhas de alta tensão”, informou a REN. Segundo a operadora, a restauração completa da rede elétrica de Portugal pode levar até uma semana.