Dois funcionários da prefeitura foram flagrados capturando animal e caso gerou revolta na comunidade
O sumiço do cachorro Negão na quinta-feira, 24, gerou comoção em Vacaria. O animal era mantido por moradores da Rua Libório Rodrigues, na área central da cidade.
Dois homens que atuavam como cargos de confiança (CC) na Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente foram flagrados por câmeras colocando o cão dentro de um carro oficial do município.
O caso resultou em mobilização da comunidade na busca pelo cachorro. Nesta segunda-feira, 28, o prefeito André Rokoski exonerou o secretário Fernando Pedroso, por ter autorizado a ação dos servidores.
A Polícia Civil foi acionada e ouviu os dois responsáveis pelo sumiço do animal. Eles alegaram que havia reclamações sobre o cachorro ser perigoso e que ele fugiu enquanto estava sendo levado para um sítio.
Cachorro encontrado
No final da tarde desta segunda-feira, 28, Negão foi encontrado às margens da BR-285, entre Bom Jesus e São José dos Ausentes.
De acordo com informações, uma mulher que trafegava pela rodovia avistou o cão e parou o veículo. O animal teria se aproximado e entrado no carro espontaneamente. A mulher o levou até São José dos Ausentes, onde o entregou à Brigada Militar. Em seguida, a guarnição o encaminhou até a delegacia de Vacaria, onde dezenas de pessoas aguardavam sua chegada.
A partir de agora, o cão ficará sob a tutela da ONG Amigo do Bicho, que garantirá seus cuidados e bem-estar.